twitter



Diferenças experiências de escravidão entre os povos da Antiguidade


Em Atenas, boa parte dos escravos era proveniente de regiões da Asia menor e Trácia. Em geral, eles eram prisioneiros de guerras contra diversos povos. Os traficantes de escravos da época realizava a compra destes prisioneiros e logo os ofereciam em algum ponto comercial lucrativo. Mesmo ocupando uma posição social desprivilegiada, os escravos tinham diferentes posições dentro da sociedade ateniense.
Alguns desses escravos eram utilizados para formar as forças policiais de Atenas. Outros eram usados como empregados em atividades artesanais e, por conta de suas habilidades técnicas, tinham uma posição social em destaque. Em alguns casos o escravo poderia ter uma fonte de renda própria e um dia poderia vir a comprar sua liberdade. Mas em geral os escravos que faziam o trabalho braçal, como trabalhar no campo ou em minas, tinham condições piores de vida.
O uso de escravos tinha até mesmo uma grande importância social ao conceder mais tempo para os homens livres tivessem tempo para participar de assembleias, de debates políticos, filosofar e produzir arte.
Já no caso da cidade-estado de Esparta a escravidão tinha uma organização diferente. Os escravos eram chamados de hilotas, eram conseguidos por meio de vitorias militares. Não dando grande importância ao comercio, por causa de sua cultura xenófoba, a escravidão não articulava um comercio. Os escravos eram propriedade do estado e ninguém poderia ser considerado dono de um determinado escravo.

Feito por: Giovanna vital
Revisado por: Gustavo Mattiello

0 comentários:

Postar um comentário