twitter



Arte na Grécia Antiga

Quando se trata de Arte na Grécia Antiga, podemos resumir basicamente suas funções como: Agradecer aos Deuses e decorar. Suas manifestações alcançaram um forte índice de notabilidade que refletiram as tradições e as principais mudanças ocorridas na Antiguidade. A arte grega se preocupava em destacar perfeitamente os detalhes da realidade, beleza humana e suas formas.  Fomos influenciados pela arte cretense, que chegou até nós a partir das ruínas do Palácio de Cnossos, que contradizia qualquer tipo de arte, ou seja, era colorida e divertida, saindo um pouco das limitações geométricas de antigamente, durando então de aproximadamente 2.000 a.C à  1.400 a.C.
Depois da fase cretense, vimos que a marca da Grécia sobre arte, foi o Período Clássico e o Período helenístico. No período Clássico os objetos de arte destacavam-se pela beleza e não deixam transparecer religiosidade. Uma estátua, por exemplo, é tão temática quanto uma peça de teatro. A arte helenística expressava movimento nos corpos esculpidos, movimentos exagerados em oposição ao período clássico, a arte helenística diminuía qualquer proximidade com a religião, tornando a arte mais independente.
Com tudo isso, podemos ver a desenvoltura que os gregos estabeleceram com a exploração temática, consequentemente aparecimento dos homens nas artes; Podemos ver a escultura e a pintura grega, por exemplo, reforçando os traços humanísticos ao promover técnicas que reproduzem o corpo detalhadamente.
Com isso, vemos que os gregos estabelecem a exploração de temáticas que singularizam o aparecimento do homem nas artes. Ainda a esse respeito, podemos ver que a escultura e a pintura grega, por exemplo, reforçam ainda mais esse traço humanístico ao promover o desenvolvimento de técnicas que reproduziam o corpo com grande riqueza de detalhes.
A religião grega dava grande valor aos deuses e homens; Os mesmos estudavam a mitologia, ou seja, a história dos deuses especificamente e para os gregos cada deus nasceu em certo momento e desenvolveu suas próprias características e personalidade. Mas eles representavam os deuses de forma humana e acreditavam que possuíam defeitos e virtudes assim como o homem. Por isso sua cultura foi considerada antropocêntrica –onde o homem deve ser colocado no centro do entendimento -, individualista e racional.



Palácio de Cnossos.

Escrito por: Vitória Carmo
Revisado por: Maylaine Amorim

http://filosofandoehistoriando.blogspot.com.br/2009/11/arte-na-grecia-antiga.html
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAATm0AG/arte-na-grecia-antiga
http://www.aluzdaluz.com.br/arte_grega.htm
Data de acesso: 13/04/2013

0 comentários:

Postar um comentário