twitter





A mulher na sociedade egípcia teve um papel muito importante e recebia praticamente os mesmos direitos dos homens o que não ocorria em outras civilizações da mesma época.  A mulher no antigo Egito chegou a postos que só foram alcançados pelas mulheres novamente na sociedade contemporânea (atual).
As mulheres eram bem tratadas no Antigo Egito. A lei egípcia reconhecia seus direitos e elas podiam ir aos tribunais, se sentissem que estavam sendo tratadas de forma injusta. As mulheres nas famílias mais pobres tinham de trabalhar em casa, nos campos, ou ajudando no trabalho de seus maridos. As mulheres mais ricas se orgulhavam em não ter de trabalhar. A função de uma sacerdotisa era considerada uma honra e não um trabalho. Uma mulher poderia se tornar faraó mais isso era extremamente raro.
Elas tinham o mesmo direito dos homens em tribunais e as mesmas condenações aplicadas a eles, serviam também para penaliza-las.
O casamento no antigo Egito é considerado importante para as mulheres. As garotas egípcias costumavam se casar na faixa dos 12 anos enquanto os garotos tinham entre 15 a 19. Elas também podiam se divorciar, caso sofressem algum tipo de maltrato. O divórcio era algo simples e não necessitava de muito tempo para a obtenção do mesmo. Entre os principais motivos de divórcios estavam os mal tratos, o adultério e a infertilidade.
Já na vida de um sacerdotisa, acordava-se em frescos lençóis de linho e chamavam suas criadas para vesti-las. Quando elas terminavam de se maquiar, encontravam seus filhos para dar-lhes bom dia. Em horas sem compromisso, elas se reuniam com seus maridos e amigos. A noite os amigos a faziam companhia ou então elas jogavam Senet com os maridos.

Texto produzido por Nathalia Araujo e Israel Cabral
Fonte para informações:  http://www.amorc.org.br/destaques/destaque20.html Acesso em: 26/02/2013

3 comentários:

  1. PARABÉNS 1º ano pelo blog me ajudou e muito tenho um trabalho para apresentar amanhar e com a ajuda de vcs acho que estou preparado

  1. esse texto me ajudou muito no trabalho de historia

  1. esse texto me ajudou muito no trabalho de historia

Postar um comentário