twitter


Imigrantes bolivianos são encontrados em fábricas de São Paulo

Cerca de 50 mil imigrantes bolivianos são encontrados em fábrica na capital de São Paulo.

Os imigrantes forçados a trabalho escravo fazem turnos de até 16 horas por dia em fábricas de confecções de roupas, esses 50 mil imigrantes são divididos em grupos de até 50 pessoas e colocados em fábricas espalhadas pelos bairros do Brás, Pari e Bom Retiro.

As fábricas onde trabalham eram fechadas e sem luz. Eles precisam pagar tudo para seus patrões desde a máquina de costura até a conta de luz, água, gás, e sua comida, com isso acabam se endividando e “presos” nas confecções. Para garantir que eles não fujam os patrões trancam as portas das fábricas e ameaçam chamar a Polícia Federal para deportar aqueles que estão com situação ilegal.

Eles vêm para o Brasil porque, apesar de ser precária a situação no Brasil, chega a ser, muitas vezes, melhor que na Bolívia. Alguns imigrantes chegam a mandar pouco menos de cem reais para sua família na Bolívia, porém ficam sem comunicação nenhuma com eles, o que facilita a vinda de mais bolivianos para São Paulo.
Muitos bolivianos conseguem superar e se inserir na sociedade brasileira e trazer valores culturais para o Brasil. Mas não são só bolivianos que entram no Brasil ilegalmente para trabalhar nas confecções, muitos paraguaios e peruanos também estão vindo.


Beatriz Nascimento Leal Mota

0 comentários:

Postar um comentário