twitter


Trabalhadores são resgatados de trabalho escravo em obras de multinacional em Minas Gerais

Auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, procuradores do Ministério Público do Trabalho e agentes da Polícia Militar de Minas Gerais libertaram 25 trabalhadores escravos de construção de uma fabrica de produção de brinquedos em um município do norte de mineiro. A operação aconteceu na madrugada de 8 de novembro, uma pessoa foi detida.
A fiscalização foi feita no alojamento onde os 25 pedreiros e serventes dormiam. Na mesma casa também estavam alojados dois superiores dos trabalhadores. Um deles foi preso pela PM por porte ilegal de armas, mas foi liberado depois de pagar fiança. Segundo as vítimas, o homem detido e outro encarregado da obra os ameaçavam constantemente. O primeiro mantinha um revólver o tempo todo preso à sua cintura e o segundo usava uma faca para assustar os trabalhadores. Eles chegaram a agredir as vítimas com socos.
Os trabalhadores vieram do Piauí, Pernambuco e da Bahia a pouco mais de um mês, sem receber nenhum salário. Eles ficavam com receio de cobrar salário porque eram agredidos. Além de não receberem salário, as vítimas tiveram retidas suas carteiras de trabalho pela empresa.
Os auditores fiscais do trabalho que participaram do resgate constataram que o alojamento estava em condições degradantes. Apontaram as péssimas condições de higiene e limpeza e falta de água potável. Além disso, a casa estava superlotada e algumas das vítimas tinham de dormir na cozinha, por falta de 
espaço.

Guilherme Lima

0 comentários:

Postar um comentário